terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Passista do Nova Aurora eleita Rainha das Baterias do carnaval


A passista Mara Sheila, da Bateria do Boi Nova Aurora, sagrou-se nesta madrugada a Rainha das Baterias do Carnaval, durante certame ocorrido nos salões do Clube de Regatas Rio Branco. Hoje (terça-feira) será a eleição da Musa, durante show de transformistas, e, pelo menos, 10 candidatas estão inscritas concorrendo a tão cobiçada vaga na Corte da Folia.

Amanhã (quarta-feira), no mesmo espaço, com a presença da Banda do Afonso e do Conjunto Só Bambas, serão eleitos o Cidadão Samba, o Rei Momo e a Rainha da maior festa popular da cidade. A corte de Momo vai abrilhantar, no carnaval, as tradicionais festas nos distritos e será presença, também, no Farol, desfilando junto com o Trio Elétrico.

TRADIÇÃO – O carnaval dos distritos sempre deram um toque especial ao interior do município, salientou o secretário de Cultura, professor Orávio de Campos, que destaca, por exemplo o famoso desfile dos bois pintadinhos de Tocos. “São 24 grupos que vão à avenida principal para um desfile inusitado. A tradição é a queima do boi depois da apoteose”.

Folclore à parte, também o carnaval de Dores de Macabu, Goytacazes, Morro do Coco e Santa Maria tem suas atrações, com muitos foliões fantasiados, blocos de sujo e bois pintadinhos, não faltando muita empolgação em ambiente absolutamente familiar. “Temos que manter a cultura do interior, como a coisa mais importante das relações lúdicas da cidade”.

As festas pré-carnavalescas vão continuar na quinta-feira, quando, no Orla 1, defronte ao Paternon, haverá o desfile da Banda Carmem Miranda, este ano completando 20 anos de existência. A atração principal é a presença do Bloco Pega Veado, da Banda do Black e do Madureira Folia Show, tendo à frente o pessoal comandado por Marcelo Velasco e Lord Pelanca.

O Boi Capeta, na sexta-feira, a partir das 20 horas, se concentra defronte ao Estádio do Goytacaz. Logo após vai dar uma esticada até o Calçadão, onde vai promover um baile de carnaval, também com a Banda do Black. Finalmente, no sábado, teremos a 57ª Batalha de Confetes Ouro Azul, que sucede a Batalha do saudoso Bloco dos Caveiras.

Os desfiles das escolas de samba e dos blocos desde 2009 fazem parte do Carnaval Fora de Época – o Campos-Folia, marcados para os dias 27, 28 e 29 de Abril. Este ano todos estarão em casa nova, inaugurando o CEPOP, numa festa que ficará na história. “O sambódromo é um presente aos carnavalescos e sua inauguração repercutirá nos próximos 500 anos”, finalizou.      

Nenhum comentário: