sábado, 4 de fevereiro de 2012

Carnaval de Tocos terá desfile com 23 grupos de pintadinhos


Cerca de 23 grupos de bois pintadinhos, com o apoio da municipalidade, prometem fazer a festa carnavalesca no distrito de Tocos, um dos redutos de Momo mais tradicionais da Baixada Campista. Representantes dos grupos festeiros etiveram reunidos, nesta manhã, com o secretário de Cultura, professor Orávio de Campos, cuidando da organização dos desfiles.

Estiveram presentes à concorrida reunião o supervisor de Tocos, Ivani Ferreira de Carvalho, e as lideranças do movimento dos bois, Aldo Jabes, Dario Berilo e Mauro César. Além dos desfiles, os foliões de toda região vão contar, também, com um apurado show artístico e uma Banda de Fanfarras que vai alegrar o distrito com músicas dos carnavais antigos.

TRADIÇÃO – Outros distritos que tradicionalmente realizam festas carnavalescas, como Farol, Goytacazes, Rio Preto, Ururai, Dores de Macabu, Morro do Coco, Santa Maria e Santo Eduardo também estarão realizando uma ampla programação carnavalesca, de 19 a 21 deste mês, informou o secretário e coordenador das folias de Momo e do Campos-Folia/2012.

As chamadas festas pré-carnavalescas, com a realização dos concursos para a eleição da Rainha das Baterias, Musa do Carnaval, Rei Momo, Rainha da Folia e Cidadão Samba, vão correr nos salões do Clube de Regatas Rio Branco, nos dias 13, 14 e 15, sempre a partir das 21 horas, com prêmios em dinheiro aos que se candidatarem a membros da Corte Real de Momo.

Ainda na programação, no dia 16, consta a Festa dos 20 anos da Banda Carmem Miranda, no Orla I, defronte ao Partenon, onde haverá concurso de fantasias, em duas categorias – Luxo e Originalidade. No dia 17 haverá o desfile do Boi Capeta, com concentração defronte ao Estádio do Goytacaz e o desfile se estendendo ao Boulevard de Paula Carneiro, no Centro da cidade.

No sábado de carnaval, dia 18, a partir das 21 horas, será realizada a 57ª Batalha de Confetes Ouro Azul, na rua 13 de Maio, entre as ruas Siqueira Campos e Tenente Coronel Cardoso, onde está programada uma mostra de bois pintadinhos e um baile com músicas antigas animado pelo Conjunto de Black seus Músicos e Cantores. “Tudo visa prestigiar os foliões e o nosso carnaval que comemora, este ano, 178 anos de existência”, finalizou o professor Orávio. 

Nenhum comentário: