sexta-feira, 10 de junho de 2011

Restauradores destacam as riquezas do Museu de Campos

O novo museu será entregue à população em dezembro
e as reformas fazem parte do processo de revitalização do Centro da cidade

Pintura mural. Esta é a técnica que devolve as cores originais das paredes do Solar Visconde de Araruama, mais conhecido como Museu de Campos, localizado na Praça São Salvador, que passa por um processo total de restauração. A técnica é executada sobre uma parede, diretamente na superfície.

O novo museu será entregue à população em dezembro e as reformas fazem parte do processo de revitalização do Centro da cidade. De acordo com o empresário Rodrigo Ribeiro Gomes, responsável pelas obras, durante a reforma, os restauradores descobriram uma pintura mais recente e realizaram o processo de decapagem (raspagem).

- Foi quando encontraram as pinturas originais do prédio. Muitas se perderam com o passar dos anos. Estamos fazendo com que a pintura fique bastante parecida com a original - comentou.

Rodrigo disse que os restauradores estão utilizando a técnica de pintura mural e, também, a técnica de pintura estêncil. E entre os restauradores, um grupo de mulheres, que fazem a diferença no local. “Agora os restauradores estão fazendo a reintegração pictórica nas paredes, feita com água de cal”, explicou Rodrigo, informando que as obras estão na fase final de instalação elétrica e hidráulica.

O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, esclareceu que a restauração do museu é uma reivindicação dos artistas há mais de 60 anos. “Com o Plano de Cultura para o município, a Prefeita Rosinha Garotinho está, também, restaurando toda a auto-estima dos artistas de Campos”, comentou.

Nenhum comentário: