quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comitê Gestor de Cultura toma posse no sábado

Secretário de Cultura e membros do COMCULTURA
foram nomeados para compor Comitê Gestor de Fundo Municipal da Cultura

Nomeados pela prefeita Rosinha Garotinho, no último dia 21 de junho, para compor o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura, os novos membros tomarão posse no próximo sábado, dois de julho, às nove horas da manhã, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, situada à Rua Tenente Coronel Cardoso, 91, altos.

Para o Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, “este é um momento histórico porque Campos passa a ser uma das poucas cidades brasileiras a contar com um Fundo para o Desenvolvimento dos seus investimentos culturais”.

O secretário informa, ainda, que com a nomeação do Comitê Gestor o Conselho Municipal de Cultura poderá elaborar um Plano Municipal de Cultura que atenda aos anseios dos produtores culturais, principalmente no que concerne aos investimentos para a consecução de seus projetos e preservação patrimonial.

Além dos percentuais arrecadados pelo município como ISS, IPTU e royalties do petróleo, o Fundo poderá contar, também, com doações de empresários, uma vez que elas são passíveis de redução do Imposto de Renda, de acordo com a Lei Rouanet.

O Comitê será presidido pelo secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, e os demais representantes do governo são a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patricia Cordeiro Alves; o diretor da Biblioteca Municipal, Maurício de Moura Caldas Xexéo; e da Secretaria de Educação, prpfesssora Neusimar da Hora.

Pela sociedade civil serão empossados: a representante do Núcleo de Pesquisas do UNIFLU/FAFIC, professora Dione Baptista do Amaral Sardinha; o turismólogo Antonio Roberto de Góis Cavalcanti; a representante do Núcleo de Arte e Cultura, Neide Maria da Hora e o representante da ARTA – Associação Regional de Teatro, Antonio José Muylaert Batista.

Entre as atribuições do Fundo Municipal de Cultura estão a regulamentação de apoios culturais, através de editais para teatro, música, produções videográficas, publicação de livros e catálogos, preservação do patrimônio arquitetônico e histórico de Campos, pesquisas históricas, e a manutenção de programas que envolvam o inventário das culturas de massa desenvolvidas na periferia da cidade.

Nenhum comentário: