terça-feira, 14 de junho de 2011

Museu dos Esportes tem reunião na 6ª feira

Orávio de Campos e Magno Prisco

Para cuidar da instalação do Museu dos Desportos Campistas, haverá uma reunião na próxima 6º feira, às 9 horas da manhã, na Fundação Municipal dos Esportes, reunindo pesquisadores, museólogos, historiadores e desportistas interessados em contribuir para com a preservação da história desportiva do Município, tão rica em tradições.

O acerto ocorreu durante encontro nesta manhã do secretário de Cultura, professor Orávio de Campos; e o presidente da Fundação, Magno Prisco. No encontro, os dois conversaram sobre a melhor forma de incluir o projeto no “Circuito dos Museus”, com a participação do secretário do Desenvolvimento Econômico e Petróleo, empresário Orlando Portugal.

TRADIÇÃO – Ambos pesquisadores e jornalistas, Orávio de Campos e Magno Prisco, estão eufóricos com essa possibilidade cobrada há anos pela comunidade desportiva. “Temos uma história que precisa ser atualizada na contemporaneidade. Temos registros de nossas glórias no basquete, atletismo, remo, ciclismo e futebol”, disse o presidente da Fundação dos Esportes.

Orávio pensa que o museu, a ser instalado nas dependências da fundação, poderá ter caráter expositivo “mas não abrimos mão de sua dinâmica. Não podemos ficar presos às vitórias do passado. Há necessidade de se reconstruir os desportos em termos de pós-modernidade. Afinal, em vários momentos, tivemos atletas campistas na seleção brasileira de futebol”.

Para o encontro, estarão também presentes, a pesquisadora Silvia Paes, o museólogo Carlos Freitas, o escritor Péris Ribeiro, o empresário Orlando Portugal, os jornalistas Paulo de Almeida Ourives e Wesley Machado e os presidentes das Fundações Trianon, Maria Auxiliadorqa Freitas; Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz e Jornalista Oswaldo Lima, Patricia Cordeiro Alves.

Dentre os projetos dos museus temáticos, “estamos estudando a implantação dos do petróleo, cana-de-açúcar, teatro, imagem e do som (incluindo o Museu do Rádio) e de cultura popular. Todos farão parte do “Circuito dos Museus” que, através de um transporte específico, proporcionará visitas a estudantes e a comunidade a esses espaços culturais”.

Nenhum comentário: