sexta-feira, 10 de junho de 2011

“Circuito dos Museu” do Turismo debatido na Secretaria de Cultura


Dentro do projeto de revitalização dos museus em Campos, contando com o apoio do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, o secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, presidiu mais uma reunião nesta manhã com a presença da professora Sylvia Paes; do diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; do relações públicas, Vilmar Rangel, do representante do Comtur/Sindhors, Ricardo Gonçalves de Carvalho e do representante da Bolsa Mundial em Hotelaria, Turismo e Eventos, Eduardo Ferré.

Eles estiveram debatendo e viabilizando estudos sobre a administração do espaço a ser ocupado dentro do Museu Histórico de Campos, cujo prédio restaurado deverá ser entregue à população ainda esse ano, já que as obras estão sendo ultimadas.

O secretário de Cultura reafirmou o seu desejo de que o Museu de Campos reflita exatamente o que a comunidade sugerir como o melhor para abrigar o acervo cultural existente no município principalmente nas áreas de artes plásticas, imagem, som, radiodifusão, fotografias, esportes e pinacoteca dos artistas que retrataram e divulgaram o município.

- Estamos estudando e viabilizando, junto com Orlando Portugal, os museus temáticos, que vão fazer parte do Circuito dos Museus. Podemos citar os da Rede Ferroviária, do Teatro, do Esporte (após entendimento com o Magno Prisco, da Fundação dos Esportes), a de Imagens e do Som, incluindo a História da Radiofonia, o do Petróleo, projetado para a Casa Brasil-Portugal e mais um de Cultura Popular município – disse o secretário.

Em meio a reunião alguns pontos desse projeto foram abordados como a capacitação dos profissionais que irão trabalhar no Museu de Campos, bem como a criação de mecanismos financeiros que viabilizem, também, a manutenção, guarda e preservação desse acervo cultural bem como dos bens já tombados e outros a ainda o serão pelo COPPAM. 

Nenhum comentário: