quarta-feira, 2 de junho de 2010

Secretário de Cultura debate preconceitos em Quissamã


O secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, participou, como um dos expositores, da reunião da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, realizada no vizinho município de Quissamã, numa iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

Antenado com as questões dos preconceitos oriundos das relações afro-descendentes, o professor Orávio, que faz parte da Rede Brasileira Folkcomunicação e da Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação, falou sobre a tendência da diluição das discriminações raciais no novo discurso em que “todas as pessoas, de todas as raças, formam a nova discriminação social”.

Sobre a religiosidade, chamou a atenção para o formato pós-moderno do colonialismo, citando que o “cristianismo foi a primeira multinacional instalada no Brasil, através da Companhia de Jesus”. Nesse sentido disse da existência, ainda, da visão discricionária das religiões afro-brasileiras. “Facções religiosas satanizam os rituais e se apropriam de seus fundamentos”.

A comissão da ALERJ é presidida pela deputada Beatriz Santos e os trabalhos foram organizados pelo presidente da Câmara de Quissamã, Nilton Pinto através de sua equipe de trabalho. Os assuntos mais polêmicos renderam muitos debates. O professor Orávio deixou clara a idéia de que “temos que construir a integração social e nos preparar para o futuro, que será muito risonho para o Brasil”.

Nenhum comentário: