terça-feira, 22 de junho de 2010

COPPAM inicia atividades e busca solução para Casa Terra



A primeira reunião do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal de Campos- COPPAM - ocorreu na noite desta segunda-feira (21) no Palácio da Cultura, e contou com a presença dos Secretários Municipais de Cultura, Orávio de Campos Soares, da Defesa Civil, Marco Antonio Soares da Silva, César Romero Braga e do Procurador-Adjunto, Dr. José Olimpio Siqueira da Silva e Carlos Freitas, da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, que, juntamente com os conselheiros Leonardo Vasconcellos da Silva e Humberto Neto das Chagas, nomeados pela portaria nº 305/2010, publicada no Diário Oficial de 18 de maio último, debateram, entre outros assuntos, a situação da Casa Terra.

Estiveram presentes, ainda, três comerciantes da área onde se localiza a Casa Terra. São Eles: João Elias Naked, da Cajorpa, e Fernando Volotão, da Casa dos Puxadores; e Expedido Coleto, do Restaurante Opção 21, o que deu um tom altamente democrático à reunião.

O secretário de Cultura, considerou positiva a reunião uma vez que, pela primeira vez, membros da sociedade civil organizada e membros do governo municipal puderam sentar frente à frente para debater questões como a preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. Além da Casa Terra, os conselheiros e visitantes ficaram cientes da situação em que se encontra os edifícios do Museu de Campos, que também está sendo restaurado, e da Sociedade Musical Lira de Apolo, para a qual restam apenas alguns detalhes para o início das obras.

Os conselheiros e membros da sociedade resolveram que vão estudar o Plano Diretor da cidade, e sua regulamentação para, então, apresentar proposta de mudanças à prefeita Rosinha Garotinho, que tem se mostrado muito sensível quanto a essa causa, tendo, inclusive, determinado a execução de um projeto de revitalição do centro histórico da cidade.

O próximo encontro dos conselheiros e convidados será no próximo dia 29 deste mês, a partir das 9 horas da manhã, na sala de Reuniões da Campos-Luz.

Nenhum comentário: