segunda-feira, 21 de junho de 2010

Campos vai contar com um Museu de Arte Sacra

Oswaldo Almeida, presidente da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e o secretário de Cultura, Orávio de Campos, na Igreja de São Francisco

A cidade de Campos dos Goytacazes, uma das mais antigas do país, já que é resultante da criação da Capitania de São Tomé, finalmente, poderá ganhar um Museu de Arte Sacra, contando com um acervo representativo da colonização da Companhia de Jesus, e, também, da presença de outros religiosos, como beneditinos, salesianos, franciscanos e dominicanos.

O anúncio foi feito ontem pelo secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, depois de uma visita à Igreja de São Francisco, um dos relicários da arte religiosa da região e que guarda uma série de peças raras do barroco português, como altares e imagens, isso sem falar nos carrilhões e nichos valiosos, com destaque para a capela dedicada à Santa Clara.

No templo, onde foi celebrada a primeira missa na ainda Vila de São Salvador, na segunda metade do Século XVII, o secretário foi recebido prelo presidente da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, Oswaldo Almeida, cuja ação em função da criação do museu começou há algum tempo e conta, no momento, com a contribuição de técnicos ligados ao INEPAC.

- Mantivemos um encontro de alto nível e a Ordem Terceira sabe que pode contar com mais uma parceria no sentido da criação de um museu dinâmico e didático para que as futuras gerações possam conhecer sua história – disse Orávio, muito animado com a possibilidade de se construir em Campos um roteiro turístico tendo como base o museu de Arte Sacra.

Outra ideia, já debatida com o setor de turismo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, fixa a criação, ainda, de um roteiro religioso, que começaria na Capela de Nossa Senhora do Rosário, na antiga Fazenda do Visconde, em Donana, e se estenderia à matriz de Santo Amaro, passando pela capela de Campo Limpo, Solar do Colégio e o Mosteiro de São Bento.

Os corredores da igreja estão em obras, mas o presidente da Ordem diz não ter pressa na execução do projeto. “Temos que evitar a correria para que possamos edificar um museu perfeito, com reserva técnica, segurança, salas de aulas, setor de documentação e audiovisual”, lembrou Oswaldo Almeida, ao final da visita do secretário Orávio de Campos.

Nenhum comentário: