quarta-feira, 16 de junho de 2010

Membros do Coppam tomam posse


Em solenidade simples realizada ontem à noite, no Auditório Prata Tavares, localizado no Palácio da Cultura, membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal – COPPAM - tomaram posse. A solenidade presidida pelo Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, contou com a presença de membros da sociedade preocupados com a preservação da história da cidade, como engenheiros e arquitetos.

A professora Dra. Teresa Peixoto Faria, diretora do CCH – Centro de Ciências do Homem – da UENF ministrou palestra com o tema “Patrimônio Histórico – A necessidade de Preservação”, explicando a importância da preservação dos prédios históricos como fator cultural.

Em seguida, o secretário deu posse aos seguintes membros do COPPAM: César Romero Ferreira Braga (Secretário Municipal de Obras e Urbanismo); Humberto Samyn Nobre Oliveira (Secretário Municipal de Meio Ambiente); Edison Pessanha Braga (Defesa Civil); Eraldo Bacelar da Silva (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo); Carlos Roberto Bastos Freitas (Museólogo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Diretor do Arquivo Público Municipal); Dr. José Olimpio dos Santos Siqueira (Subprocurador Adjunto do Município); Alvaro José Cruz Pessanha (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado); Roberto da Luz Gomes (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – INEPAC); Manoel Vieira Gomes Júnior (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artistico e Nacional); e os representantes da sociedade civil: Leonardo Vasconcellos da Silva, Viviane Daher Costa, Humberto Neto das Chagas e Denilson Sales de Souza.

Fizeram uso da palavra o conselheiro Dr. Denilson Sales de Souza; e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, professor Avelino Ferreira. O primeiro ato dos conselheiros será a elaboração de um regimento que contemple as ações necessárias voltadas para a preservação não só do patrimônio material, mas, também, da imaterialidade.

Nenhum comentário: