quarta-feira, 12 de setembro de 2012

II Conferência Municipal de Cultura inscreve gestores, entidades e artistas

Todos os gestores culturais, entidades, artistas de todos os gêneros poderão, ainda, se inscrever e participar da II Conferência Municipal de Cultura, cujo objetivo principal é o de discutir as questões culturais do município, contribuindo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e para o exercício da cultura como estratégia política do governo.

Quem quiser se inscrever poderá fazê-lo em diferentes pontos: Fundação Teatro Trianon, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, na Faculdade de Filosofia e na Secretaria de Cultura. “Para participar a pessoa, necessariamente, não precisa ser ligada a instituições”, informou o secretário Orávio de Campos.

PROGRAMA – O evento será iniciado nesta quinta-feira, dia 13 de setembro/2012, na Teatro Trianon, onde haverá a abertura oficial. A palestra será do professor Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto e logo após os conferencistas poderão apreciar um concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Luis Mauricio Carneiro.

Na sexta-feira, dia 14, na Filosofia, na parte da manhã haverá duas palestras. A primeira, às 9 horas da manhã, com o professor Flávio Aniceto, do MinC, cuja abordagem será “Os sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura”; e a segunda será proferida pelo professor Delmar Cavalcanti, da SEEC-RJ, que dissertará sobre o tema “Políticas culturais para os municípios”. À tarde vão se reunir nove câmara temáticas para apresentar suas reivindicações.

No sábado, dia 15, também na Filosofia, haverá a leitura final da conferência, com debate e aprovação das estratégias e o encerramento vai ocorrer por volta das 12 horas com a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, através da escolha a ser feita pelo colegiado, representado pelos delegados inscritos pelas entidades culturais.

Estão sendo chamados atores culturais que atuam em Música (Popular e Erudita), Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais (Gráficas, Fotografias, Pintura, Escultura, Designer), Artes audiovisuais (Cinema, TV, Rádio, Vídeos), Literatura (Edições, Bibliotecas, Associações Artísticas e Literárias), além de outras associações de classes.

E mais: Patrimônio Cultural (Museus, Arquitetura, Arqueologia), Cultura Popular (Carnaval, Grupos Étnicos, Artesanato, Folclore), Espaços Alternativos da Cultura (Animação Cultural, Educação, Saúde, Meio Ambiente ...) e Entidades de Pesquisas Culturais (universidades e centros de ensino superior voltados para o campo de pesquisa).

Nenhum comentário: