sábado, 8 de setembro de 2012

II Conferência de Cultura faz reunião e estabelece diretrizes

Orávio de Campos presidindo a pré-conferência
 
Todas as diretrizes da II Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos próximos dias 13, 14 e 15 deste mês (tendo como objetivo principal discutir a elaboração do plano geral para o setor) foram debatidas nesta manhã, em reunião, presidida pelo secretário professor Orávio de Campos, na Secretaria de Cultura.
 
 O encontro das lideranças culturais, incluindo os moderadores e expositores do conclave, serviu como pré-conferência, ocasião em que o evento passou a ser assumido, por exigência do Sistema Nacional de Cultura, “como uma forma de organização dos debates que serão promovidos pelos agentes e produtores culturais do município".
 
CÂMARAS TEMÁTICAS – A conferência, que tem como temas Identidade, Sociedade e Pertencimento, terá como subtema a discussão sobre os sistemas nacional, estadual e municipal de cultura. “Para tanto convidamos os professores Flávio Aniceto e Delmar Cavalcanti, representantes do Minc e Secretaria de Cultura do Estado”.
 
Para o professor Orávio, as câmaras, nas quais os interessados deverão se inscrever, são as seguintes: Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo); Artes Visuais, Artes Audiovisuais, Música (Erudita e Popular), Literatura, Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Espaços Alternativos de Cultura e Entidades de Pesquisas Culturais. “Cada câmara, reunida em espaço separado, vai pontuar as principais reivindicações do setor”.
 
 Estas discussões serão concentradas na grande plenária destinada a registrar os sinais para o Plano Municipal de Cultura, que será, assim, elaborado entro do princípio da democracia. Após o debate final, serão eleitos, através dos delegados inscritos pelas entidades culturais, o novo Conselho Municipal de Cultura – CONCULTURA.
 
 A conferência será instalada no Teatro Trianon, no dia 13, onde haverá palestra do professor Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto, sobre o tema “O Papel da Cultura na Sociedade”, seguindo-se recital da Orquestra Sinfônica Municipal de Campos, sob a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro. Nos dias 14 e 15 de setembro, as sessões serão realizadas no Campus II do UNIFLU- FAFIC.

Nenhum comentário: