domingo, 2 de setembro de 2012

Inscrições abertas para a II Conferência de Cultura

Entidades culturais e educacionais, grupos de produção e demais artistas, filiados ou não, além da sociedade de um modo geral, já podem se inscrever na II Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro/2012, com o objetivo da construção de uma política democrática que vai embasar o Plano Municipal de Cultura.

A Informação é do professor Orávio de Campos Soares, para quem “durante três dias vamos arrolar todas as necessidades a serem apontadas pelos nove Grupos de Trabalho, destancando as áreas de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes Audiovisuais, Literatura, Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Espaços Alternativos e Entidades de Pesquisas  Culturais”.

NOVAS POLÍTICAS – O secretário de Cultura, coordenador geral da II Conferência, justifica agora a realização da II Conferência, já que a primeiro ocorreu em 2006. “É que para aderir ao Sistema Nacional de Cultura tivemos de tomar providências que demandaram muito tempo e não tínhamos, ainda, as diretrizes somente liberadas no início deste ano”.
 
O tema central da conferência será Sociedade, Identidade, Pertencimento. Isso porque, na elaboração do Plano Municipal de Cultura devemos deixar clara a ideia da valorização de tudo que seja nosso, oriundo das relações culturais luso-africanas e um pouco da saga goytacaz. Para Orávio, “o nosso plano vai contemplar todas as correntes estéticas da cultura”. 

- Por exemplo, precisamos incluir a universidade, enfatizando sua capacidade de produzir de saber e conhecimento, cujos resultados precisam ser devidamente aproveitados para o desenvolvimento sustentável da cidade, acrescentou. “O Conselho, a ser eleito na conferência, não deve perder a oportunidade de incluir o pensamento acadêmico”.

Na programação: Dia 13 de setembro, a partir da 18 horas, no Teatro Trianon, credenciamento dos participantes, seguindo-se às 19 horas, com palestra do Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto, sobre o tema “O Papel da Cultura no Desenvolvimento da Sociedade”. A noite será encerrada com um concerto da Orquestra Sinfõnica Municipal e Coro, com a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro;

Os debates dos grupos de trabalho, nos dias 14 e 15, serão realizados a partir das 9 horas da manhã, no Campos II – Uniflu-Filosofia. Na abertura, dia 14, haverá palestra dos professores Flávio Aniceto, do Ministério da Cultura; e Delmar Cavalcanti, da Secretaria de Estado da Cultura, seguindo-se debate entre os participantes. Dia 15, haverá a edição da Carta e a eleição do novo Conselho Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: