segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Maestro elogia as fanfarras no encerramento do Banda Larga

Sucesso sinaliza com possibilidade da realização de um encontro estadual da bandas

O Secretário entrega o certificado a um dos participantes

No encerramento do Projeto Banda Larga, nesta manhã, cujo objetivo foi o de promover a revitalização e atualização das sociedades musicais, o maestro Marcelo Jardim, professor de regência, depois de elogiar a musicalidade dos cursistas, declarou que “as fanfarras desempenham papel importante devendo se aproximar mais das tradicionais instituições musicais da cidade”.

O presidente da ASBAN José Vieira regendo a orquestra
Ao final do evento, que teve um número recorde de mais de 300 inscrições, os músicos se reuniram no salão nobre da Fundação Municipal dos Esportes para um concerto e entrega dos certificados. Três maestros das Bandas de Fanfarras, da Secretaria de Educação, participaram com destaque, regendo peças especiais para bandas musicais.
ENCONTRO ESTADUAL – Na solenidade de encerramento, com a presença da professora Sassá Samico, da Secretaria Estadual de Cultura, o secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, em nome da prefeita Rosinha Garotinho, agradeceu a presença de todos, principalmente dos jovens músicos de outras cidades fluminense.

Aluno da Fanfarra rege a grande banda
Depois de ressaltar o bom trabalho do coordenador das Fanfarras, Fábio Matos, o secretário propôs a realização de um encontro anual de bandas de músicas em Campos. “Acreditamos que esta troca de experiência, com a parceria da Superintendência de Artes do Estado, vai integrar mais jovens neste projeto de alta relevância social”.
- Na realidade tivemos um encontro de várias gerações e a presença de jovens nas oficinas mostra que nosso trabalho está rendendo os frutos desejados. Desde 2009 estamos atuando para a realização dessa oficina. Agora estamos pensando em reunir aqui as principais bandas musicais do Estado do Rio de Janeiro – disse o professor Orávio.

A grande Banda formada pelos participantes do curso
 Ele anunciou que, no próximo ano, todas as bandas que tiverem com seus documentos em ordem poderão assinar convênios com a Secretaria de Cultura, visando à abertura de turmas de novos músicos em suas sedes sociais. O secretário disse, ainda, que assim que a Câmara aprovar, “a Lira de Apoio terá sua sede reformada, através de um comodato”.

Nenhum comentário: