segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conselho convocado para regulamentar FUNCULTURA

Para debater a criação do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura – FUNCULTURA - e sua respectiva regulamentação, está sendo convocada uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura, principalmente dos representantes da comunidade, para esta segunda-feira, dia 31, a partir das 18 horas, no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.

Ao fazer a convocação, o presidente do Conselho e secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, falou da importância de se discutir e aprovar o regulamento e indicar, ainda, os nomes que vão compor o Comitê, cuja instalação está prevista para a primeira quinzena do mês de março, após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município.

SONHO ANTIGO

O Fundo sempre foi um sonho de todos os produtores culturais do município. “Realmente, há mais de 30 anos, várias gerações vem trabalhando nesse sentido, mas só agora, graças à sensibilidade da prefeita Rosinha Garotinho, estamos diante da realidade”, informou o presidente do Conselho, ao enaltecer a grandiosidade do fato para os artistas.

Adaptado aos conceitos que norteiam o apoio à cultura estabelecido pelos Planos Nacional e Estadual de Cultura, o FUNCULTURA abre perspectivas importantes para o desenvolvimento de atividades ligadas às variadas manifestações estéticas, desde a música erudita até a cultura popular em sua amplitude antropológica, passando pelo cinema, literatura, teatro e artes visuais.

- Outra coisa interessante é que o Fundo deverá pensar a disponibilidade dos equipamentos culturais de uma forma democrática e vai apoiar, sempre que possível, os apelos da sociedade civil – salientou Orávio, ao anunciar a disponibilidade de recursos para a Mostra de Cinema Brasileiro e, também, para o UNIFEST – Festival Universitário de Cultura.

Para começarmos o trabalho no sentido de oferecer o melhor aos produtores culturais, precisamos da presença de todos os conselheiros, inclusive os suplentes. “É hora de se festejar o feito, uma vez que não é qualquer cidade que tem um FUNCULTURA contando, inicialmente, com 2% do IPTU e do ISS, além de 0,1 % dos royalties do petróleo”, finalizou.

Nenhum comentário: