quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeita recepciona 7 Capitães no Solar Visconde de Araruama

O "Museu Hitórico de Campos", ainda em obras, vai receber visita dos 7 Capitães


A prefeita Rosinha Garotinho vai abrir as portas, neste domingo, a partir das 11h30min, do Solar Visconde de Araruama, ainda em obras para abrigar o Museu Histórico de Campos, para receber a visita dos integrantes do Instituto Sete Capitães, entidade que visa, entre outras ações, estimular o turismo rural aproveitando casarões das antigas fazendas que marcam o apogeu das atividades da café e da cana de açúcar.

O solar, que era a residência da cidade do primeiro visconde, José Carneiro da Silva, após seu falecimento, em 1864, foi adquirido pela municipalidade que ali instalou a prefeitura e a Câmara Municipal. Ao lado, no prédio contiguo, ficava o quartel do Corpo de Bombeiros até por volta de 1903, quando o espaço foi remodelado para receber da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, atualmente instalada no Palácio da Cultura.

A Casa de campo do Visconde de Araruama, para onde a família se mudou em definitivo com o falecimento do importante fazendeiro, está localizada em Quissamã, onde hoje funciona o Museu histórico do vizinho município.

VISITA ILUSTRE– O Instituto Sete Capitães, hoje presidido pelo empresário Aroldo Carneiro da Silva, descendente do visconde, estará acompanhado de seus diretores - proprietários e importantes figuras agropastoris de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para o norte fluminense. A comitiva, depois da recepção no solar, participará de almoço na Fazenda da Pedra, do empresário Renato Abreu.

O Museu Histórico de Campos será inaugurado, depois de mais de um século reclamado pela intelectualidade campista, no próximo mês de dezembro, como parte do projeto de revitalização do centro histórico, em cujo contexto se insere a restauração do Monumento ao Expedicionário e do Chafariz Belga das Quatro Jornadas.

No apoio logístico à presença da prefeita Rosinha Garotinho, estarão presentes secretários do governo, em particular o da Cultura, professor Orávio de Campos e os presidentes das fundações Jornalista Oswaldo Lima, Teatro Municipal Trianon, Zumbi dos Palmares e Arquivo Público de Campos, respectivamente, Patrícia Cordeiro, Maria Auxiliadora Feitas, Jorge Luiz Pereira e Carlos Freitas.

Nenhum comentário: