terça-feira, 23 de novembro de 2010

Festival de Cultura Universitária vai desenvolver potencialidades

O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares (C), durante reunião com representantes de instituições de ensino

A secretaria Municipal de Cultura vai criar, por decisão do prefeito Nelson Nahim, atendendo à indicação do vereador Abdo Neme, o UNIFEST – Festival de Cultura Universitária de Campos dos Goytacazes – destinado a estimular, desenvolver e apoiar as potencialidades socioculturais e artistas da comunidade acadêmica do município.

Reuniões vem sendo realizadas com reitores, diretores de cursos e de departamentos culturais, além de representações de diretórios acadêmicos, visando a dar consistência ao projeto a ser assinado pelo prefeito, “uma vez que o evento será incluindo no calendário cultural da cidade”, informou o Secretário de Cultura, professor Orávio de Campos.

PARTICIPAÇÃO

Já marcaram presença nas reuniões a reitora do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), professora Regina Sardinha, além do diretor da Faculdade de Direito de Campos, Levi de Azevedo Quaresma, bem como representantes da UNIVERSO, Cândido, UENF, Mendes, Faculdade de Medicina e Fundação da Infância e da Juventude.

- O ideal seria a participação de todas as universidades. Dessa forma poderiamos compor uma programação importante para o I UNIFEST, a ser realizado no mês de maio do próximo ano. Mas estamos otimistas quanto a integração de todos os alunos na demonstração de seus talentos – disse o secretário, muito animado com a idealização dessas possibilidades.

Pela proposta da secretaria de Cultura o evento poderá privilegiar os festivais de Cinema, Teatro, Dança, exposição de artes plásticas, gincanas culturais, espetáculos de raiz, concursos de literatura, isso além de trabalhos monográficos, dissertações de mestrado e teses de doutorados apresentados e defendidos pelas universidades instaladas no município.

Haverá, também, prestação de serviços à comunidade nas diferentes áreas de estudos dos alunos participantes e o destaque será o Prêmio Saber Científico a ser oferecido aos dois melhores alunos universitários que tenham, no exercício acadêmico, de certa forma, contribuido para o desenvolvimento cultural do município.

Nenhum comentário: