terça-feira, 23 de novembro de 2010

Antonio Roberto e Joel Melo são laureados com o Prêmio Alberto Ribeiro Lamego

O Prêmio de Cultura Alberto Ribeiro Lamego saiu para dois intelectuais: Antonio Roberto Fernandes (in-memoriam) e Joel Ferreira Melo, professor do Centro Universitário Fluminense e membro da Academia Campista de Letras, por decisão democrática do Conselho Municipal de Cultura – CONCULTURA -, reunido na última terça-feira, na Biblioteca Nilo Peçanha.

A entrega das comendas ao agraciado e à família de Antonio Roberto, será realizada no dia 13 de dezembro ´próximo, a partir das 19 horas, no Palácio da Cultura, durante um café literário a ser dirigido pela vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes. A informação é do presidente do conselho, professor Orávio de Campos Soares.

PRÊMIO ESPECIAL

Pelo atual regulamento, apenas uma personalidade deveria ser premiada, mas o conselho, com sua autonomia, resolveu indicar duas pessoas, uma in-memoriam e outro atuante no plano da cultura municipal. Cerca de 26 nomes foram indicados pelas entidades representativas do Conselho e os dois eleitos tiveram a maioria dos votos em lista tríplice.

Para 2011, também por decisão do CONCULTURA, serão criados premiações específicas para agraciar os destaques anuais nos diferentes campos de atuação cultural, como teatro, música, artes plásticas, cinema/documentário, dança e cultura popular, independentemente do Alberto Ribeiro Lamego, que permanecerá como um prêmio especialíssimo de cultura no municipio.

Para o presidente, professor Orávio de Campos, a retomada do prêmio mais importante da cultura, que homenageia o pesquisador, escritor e geólogo Alberto Ribeiro Lamego, filho do escritor Alberto Frederico de Moraes Lamego, autor de “Terra Goytacá”, é uma demonstração de apreço da municipalidade para com os produtores de conhecimento da cidade.

Nenhum comentário: