sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Monumento ao Expediciário ganha restauro e solenidade cívica da Prefeitura e Associação Comercial

Obra de Modestino Kanto
A restauração do Monumento ao Expedicionário – importante signo que nos remete à participação gloriosa dos pracinhas brasileiros na Guerra do Paraguai e da II Guerra Mundial – será entregue à população na próxima terça-feira, dia 9, às 9 horas da manhã, pela prefeita Rosinha Garotinho, numa ação conjunta da Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC -, que está festejando a passagem dos 120 anos de fundação.

O “Expedicionário” estava com as suas bases destruídas por atos de vandalismo inconsciente – aquele que destrói pelo desconhecimento dos valores patrimoniais – e tinha várias pinturas depondo contra a originalidade do obra do escultor campista Modestino Kanto. O restauro permitiu fazer fluir o bronze original do Monumento que, agora, ganha também grade de proteção e um projeto paisagísmo que tende a valorizar o centro histórico.

SOLENIDADE CIVICA – Dentre outras atrações previstas para a inauguração, consta a formatura militar com as presença de tropas do 56º Batalhão de Infantaria do Exércio; 8º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Grupamento de Incêndio, Guarda Civil Municipal e da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil em Campos. Isso além de autoridades civis, militares e eclesiásticas devidamente convidadas para este ato de civismo.

O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal, professor Orávio de Campos Soares, disse que o restauro faz parte do projeto de revitalização do centro da cidade, proposto pela prefeita Rosinha Garotinho. “Os próximos passos serão o restauro do chafariz e a construção em seu entorno de um chafariz de águas dançantes. Depois, teremos a abertura do Museu Histórico e a seguir vamos cuidar da reforma do obelisco”.

O presidente do COPPAM garante que os méritos pertencem ao bom trabalho entre a Secretaria de Cultura com o secretário de Obras e Urbanisno, César Romero Braga; secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal. “Aqui vai um agradecimento todo especial à arquiteta Nahri Andrade, autora do projeto e, também, a Vilmar Rangel, interlocutor da ACIC, entidade presidida pelo empresário Amaro Ribeiro Gomes.

Na programação, a qual se integra a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – e o Cajorpa-, através de seus presidentes Marcelo Mérida e Eduardo Chacur, consta hasteamento das bandeiras - Brasil, do Estado do Rio e da Campos dos Goytacazes – e hinos a serem executadas pela Banda da Polícia Militar, além de pronunciamento por parte da Prefeita Rosinha Garotinho.

Nenhum comentário: