quinta-feira, 15 de julho de 2010

Encontro reúne gestores para debater Plano Estadual de Cultura


O Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, recepcionou ontem o Coordenador do Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, que aqui veio, com sua equipe de trabalho, para debater com os gestores culturais da cidade os seus problemas e dificuldades, além de identificar os meios de solucioná-los.

O encontro ocorreu no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e contou com cerca de 70 pessoas e com o apoio da presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Maria Auxiliadora Freitas: e presidente da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares. Do Governo do Estado, estiverem presentes o coordenador do Sistema Cultural, Delmar Cavalcanti; a documentarista Paola Telles e da jornalista Daniela Camargo.

O objetivo do Encontro foi o de criar, também, um processo de construção para uma política cultural no Estado do Rio de Janeiro, respeitando as especificidades e identidades culturais de cada uma das regiões do estado. “Todas as idéias juntas, poderemos criar um plano estadual representativo de nosso estado”, disse. Após o almoço, aconteceu uma apresentação jongueira com o Núcleo de Arte e Cultura de Campos – Cia. Gente de Teatro.

Zeca anunciou, também, assim que terminar as reuniões temáticas em todos os 92 municípios, a realização de encontro regional de cultura, no mês de agosto, no município de Quissamã. Em seguida, Zeca participou de um amplo debate, anotando e identificando os principais aspectos culturais do município, tanto nas artes plásticas, dança, música, teatro, artesanato, literatura, etc.

- Esse encontro tem uma importância fundamental para nós gestores de cultura, na medida em que o governo do estado abre e cria novas perspectivas para a criação de planos mais efetivos para a cultura de nosso município – informou o Secretário, ao final do evento, após ampla discussão sobre as potencialidades sociais, culturais e turísticas do município de Campos dos Goytacazes.

Nenhum comentário: