sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Restauro do Museu Histórico será concluído antes do Natal

A restauração do Solar Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos está entrando na sua etapa definitiva e poderá ser entregue à comunidade até o final do ano, nesta quinta-feira (24), o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, visitou o canteiro de obras e ficou muito impressionado com o que viu.

Recebido pelo representante da Conenge Engenharia, Rodrigo Ribeiro Gomes, responsável pelo restauro, o secretário pode observar que no sobrado está faltando detalhes na reparação do teto e do assoalho. A empresa aguarda, agora, um especialista para analisar o uso de tintas que retornem à pintura original do imóvel.

ELEVADOR – O elevador, destinado a cumprir a acessibilidade ao museu, deverá ser instalado na próxima semana, bem como os aparelhos de ar refrigerado e Rodrigo, enquanto providencia a colocação dos dutos de energia elétrica, sonorização e telefonia, está atuando nas paredes dos salões as antigas cavalariças do solar.

Embora a Prefeita Rosinha Garotinho tivesse a perspectiva de entregar o Museu à população na festa do Padroeiro, em agosto, isso somente poderá acontecer por ocasião das festas natalinas, informou Rodrigo Ribeiro Gomes, que justifica o atraso em virtude “da obra exigir cuidados especiais por parte dos especialistas”.

Para o secretário, a obra dignifica a cultura de Campos. "Pela primeira vez teremos um museu histórico onde poderemos conservar a nossa memória, ao mesmo tempo em que vamos revitalizar o centro da cidade. Os investimentos chegam a 3 milhões só com a estrutura, faltando, ainda, cuidarmos da parte técnica”, explicou Orávio.

Com a supervisão do museólogo Carlos Freitas, atual diretor do Arquivo Público de Campos, e contando com o apoio do IPHAN, a municipalidade vai realizar um seminário para se discutir que tipo de museu o município terá. “A idéia inicial é instalar uma livraria no térreo dentro de um complexo do tipo “café concerto”, como o que existe na Casa de Cultura Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro”, concluiu o secretário de Cultura.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Festas pré-carnavalescas iniciam nesta terça com eleição da Rainha dos Bois

As festas pré-carnavalescas, uma tradição da folia campista, vão ter início nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, no Ginásio do Automóvel Clube Fluminense, com a eleição da Rainha dos Bois Pintadinhos, a partir das 21 horas, tendo como atração a Banda “Folias de Momo”, especializada em animação de bailes com as marchinhas que fizeram sucesso no passado.

No mesmo espaço e no mesmo horário, nesta quarta-feira, dia 23, haverá a eleição da Musa do Carnaval e da Rainha dos Blocos de Samba. A eleição de Rei Momo, da Rainha do Carnaval e do Cidadão Samba (será consagrado o compositor Geraldo Gamboa), está marcada para o dia 25, sexta-feira, e as atrações serão a Banda do Black e a Madureira Folia show.

CARMEM MIRANDA – No dia 24, quinta-feira, na Orla 1, em Guarus, será realizada, a partir das 21 horas, a festa pela passagem dos 19 anos da Banda Carmem Miranda, comandada por Flávio Azulão. Haverá, no espaço em frente ao Pathernon, concurso de fantasias original e de luxo e a atração será a presença do Bloco “Pega Veado”, dirigido pelo radialista Ricardo Silva.

No sábado, dia 26, será a vez da famosa Batalha de Confetes Ouro Azul, sucessora da Batalha do Bloco “Os Caveiras”, durante mais de 40 anos coordenada pelo saudoso Lorde Broa. O local será o de sempre: Rua 13 de Maio, entre as ruas Tenente Coronel Cardoso e Siqueira Campos, atualmente com a direção do carnavalesco Lélio França.

Como atrações principais, está sendo anunciado o desfile do Bloco “Bonitinhas Mas Ordinárias”, além de um grande desfile de bois pintadinhos, a partir das 23 horas, com prêmios para os melhores. E, na sexta-feira, dia 4, haverá o desfile do Boi Capeta, partindo da concentração em frente ao campo do Goytacaz e terminando com um grande baile de carnaval no Calçadão, com a Banda do Afonso e com a participação da Bateria da Mocidade Louca.

A municipalidade vai promover, ainda, festas carnavalescas no Farol de São Tomé, Tocos, Goytacazes, Dores de Macabu, Ururai, Travessão, Morro do Coco, Santa Maria e Santo Eduardo, com a realização de shows e apresentação de bandas de carnaval.