sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Restauro do Museu Histórico será concluído antes do Natal

A restauração do Solar Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos está entrando na sua etapa definitiva e poderá ser entregue à comunidade até o final do ano, nesta quinta-feira (24), o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, visitou o canteiro de obras e ficou muito impressionado com o que viu.

Recebido pelo representante da Conenge Engenharia, Rodrigo Ribeiro Gomes, responsável pelo restauro, o secretário pode observar que no sobrado está faltando detalhes na reparação do teto e do assoalho. A empresa aguarda, agora, um especialista para analisar o uso de tintas que retornem à pintura original do imóvel.

ELEVADOR – O elevador, destinado a cumprir a acessibilidade ao museu, deverá ser instalado na próxima semana, bem como os aparelhos de ar refrigerado e Rodrigo, enquanto providencia a colocação dos dutos de energia elétrica, sonorização e telefonia, está atuando nas paredes dos salões as antigas cavalariças do solar.

Embora a Prefeita Rosinha Garotinho tivesse a perspectiva de entregar o Museu à população na festa do Padroeiro, em agosto, isso somente poderá acontecer por ocasião das festas natalinas, informou Rodrigo Ribeiro Gomes, que justifica o atraso em virtude “da obra exigir cuidados especiais por parte dos especialistas”.

Para o secretário, a obra dignifica a cultura de Campos. "Pela primeira vez teremos um museu histórico onde poderemos conservar a nossa memória, ao mesmo tempo em que vamos revitalizar o centro da cidade. Os investimentos chegam a 3 milhões só com a estrutura, faltando, ainda, cuidarmos da parte técnica”, explicou Orávio.

Com a supervisão do museólogo Carlos Freitas, atual diretor do Arquivo Público de Campos, e contando com o apoio do IPHAN, a municipalidade vai realizar um seminário para se discutir que tipo de museu o município terá. “A idéia inicial é instalar uma livraria no térreo dentro de um complexo do tipo “café concerto”, como o que existe na Casa de Cultura Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro”, concluiu o secretário de Cultura.

Nenhum comentário: