sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Campos lidera a criação do Fórum Regional de Cultura

Orávio de Campos, Delmar Cavalcanti e gestores da região norte fluminense
Gestores de culturais da região norte fluminense estão estudando a criação de um Fórum Regional capaz de aglutinar agentes e produtores culturais, como um passo importante que vai contribuir para o Plano Estadual que, por sua vez, vai se integrar ao Plano Nacional de Cultura, previsto como ação estratégica de governo.

O secretário de Cultura, professor Orávio de Campos e a diretora da Secretaria de Cultura, Maria Lucia Bittencourt, estiveram presentes à reunião esta tarde (dia 20) no auditório da Associação Comercial de São Fidélis, com a presença do Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Delmar Cavalcante e coordenadora do Sistema de Bibliotecas do Estado, Rita de Cássia Carino.

Diante de gestores culturais também de São Fidelis, São João da Barra, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus e São João da Barra, o assunto foi amplamente debatido. Para o professor Orávio, a criação do Fórum Regional é de suma importância para que todos possam dialogar e assumir ações positivas falando a mesma linguagem.

- A gente constata que, apesar de estarmos ligados histórica e culturalmente, as cidades não se falam e cada uma delas realiza projetos que poderiam ser importantes para a regionalidade – disse o secretário de Cultura, ao aclarar que a união poderá gerar uma política cultural mais consistente e ai “poderemos caminhar para participar mais ativamente do Sistema Nacional de Cultura, e todos sairão ganhando”.

A próxima reunião, ainda sem data, será em São João da Barra, quando os gestores poderão debater uma pauta comum, sendo a mais importante a realização de oficinas produzidas pelo Escritório de Apoio à Produção de Cultura - ligado à Coordenação de Economia Criativa. “Essa oficina poderá ser realizada em Campos, ainda este ano”, concluiu.

Nenhum comentário: