quarta-feira, 5 de maio de 2010

Exposição indígena tem início no Museu Olavo Cardoso

O secretário de Cultura assiste a palestra sobre a história dos índios Goitacá
O Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, participou esta manhã da abertura da exposição “O Índio e a Arqueologia no Museu”, realizada no Museu Olavo Cardoso. A exposição conta com mostras de peças de cerâmicas encontradas em sítios arqueológicos da região norte fluminense. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão “Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer – Proposta para uma ação de Educação Patrimonial – Arqueologia”, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

A Historiadora e Professora Dra. Simone Teixeira, responsável pelo LEEA – Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico da UENF, ministrou palestra com o tema “O Índio Goitacá, esse desconhecido”, para uma plateia ávida em conhecer um pouco mais sobre a história e o destino dos índios que habitaram essa planície.

Para o secretário de Cultura, foi um momento importante, “por possibilitar que a sociedade tenha conhecimento dos estudos que estão sendo realizados por historiadores de outras universidades, levantando desse modo a história e os costumes desse povo que foi dizimado em nossa planície”.

Na programação da exposição estão incluídas outras palestras sobre o assunto até o dia 06, mas os alunos das escolas da rede pública de ensino terão a oportunidade de visitar sítios arqueológicos até o dia 28 desse mês, quando a exposição será encerrada com uma mesa redonda.

Nenhum comentário: