quarta-feira, 10 de março de 2010

Secretário de Cultura percorre a Baixada Campista


As capelas e igrejas da região açucareira do município têm sido o alvo do pesquisador e Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares. Ele e sua equipe percorreram, na manhã de ontem (terça-feira), todas as localidades da Baixada Campista para registrar esses templos religiosos, marcas do processo civilizatório do município.
Na pesquisa realizada, foram encontradas, até agora, trinta capelas, das quais algumas em péssimo estado de conservação, e outras que estão tendo apenas uma missa mensal, como, por exemplo, a de Retiro, junto ao Canal das Flechas, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
- Tivemos uma manhã muito proveitosa, porque em poucas horas tivemos condições de percorrer uma grande área da Baixada Campista e pudemos fotografar e buscar registros sobre cada uma dessas capelas e igrejas. É claro que muitas delas estão em bom estado de conservação, mas verificamos também que há capelas que necessitam de reparos, e, por isso, esse inventário está sendo importante – explicou Orávio.
Ele salientou o caso do patrimônio homenageando Nossa Senhora do Rosário, localizada em Campo Limpo, o mais antigo templo católico do município, está quase em ruínas e última vez que recebeu uma reforma foi no primeiro governo do ex-prefeito Anthony Garotinho
O registro dessas capelas e outros monumentos culturais do município, segundo Orávio, estarão disponibilizados no site que a secretaria de cultura está viabilizando contendo todos os inventários culturais da cidade.

Nenhum comentário: