Fotos: César Ferreira
![]() |
A filha de Antônio Roberto Fernandes, Raquel Fernandes e o poeta Joel Ferreira Melo |
Por Wesley Machado
Os poetas Joel Ferreira Melo e Antônio Roberto Fernandes (in memorian) foram agraciados nesta segunda-feira (13) com o Prêmio Alberto Lamego, concedido pelo Conselho Municipal de Cultura. Os prêmios foram entregues em solenidade organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, no Palácio da Cultura.
Joel Melo recebeu o prêmio e o dedicou aos familiares e amigos presentes à solenidade. A escritora Arlete Sendra fez o elogio a Joel. A filha de Antônio Roberto, Raquel Fernandes, fez o elogio e recebeu o prêmio pelo pai, falecido há pouco mais de dois anos.
O secretário de Cultura e presidente do Conselho de Cultura, Orávio de Campos, falou sobre a importância desse momento. “Estamos reconstruindo toda a aura que envolve esse prêmio máximo da cultura. A partir do ano que vem, teremos um modelo que foi sugerido pelo Avelino (Ferreira), que vai premiar os artistas por correntes estéticas, como teatro, literatura, artes plásticas, música, e outros”, disse.
Antes da premiação se apresentou a Cia Musicatto com Amaro Duboy e Sara Cesário nos violinos e Monalisa Toledo no violoncelo. O grupo tocou peças clássicas com a participação de Reubes Pess na guitarra, que tocou rock e MPB. Na platéia estavam o ex-vereador Hélio Coelho, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Delso Gomes, intelectuais, professores e estudantes, entre outras pessoas.
O evento foi aberto pela vice-presidente da Fundação Cultural Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes. Compuseram a mesa, o secretário de Cultura Orávio de Campos; o presidente da Fundação Cultural Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; o secretário municipal de Finanças, Francisco Esqueff; a reitora do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Regina Sardinha; a presidenta da Academia Pedralva de Letras e Artes, Sueli Petrucci; e o vice-presidente da Academia Brasileira de Letras, Vilmar Ferreira Rangel.
![]() |
O poeta, Joel Ferreira Melo, recebendo o Prêmio Alberto Lamego das mãos do secretário municipal de Finanças, Francisco Esqueff |