![]() |
O secretário de Cultura com os engenheiros da secretaria de Obras |

sexta-feira, 16 de abril de 2010
Secretário vistoria Passarela do Samba
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Reunião define detalhes sobre repasse de verbas carnavalescas

Em reunião realizada esta manhã na sede da empresa Campos-Luz, o secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, e o presidente do Bloco Tradição Alvi-Anil, Celso Sanz Barreto, assinaram carta de compromisso sobre o repasse das verbas de contribuição que a municipalidade fará às entidades e agremiações carnavalescas.
Nesta reunião, que contou ainda com a presença dos presidentes da AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar; do presidente da AFONNORJ – Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Rangel de Almeida (Rubinho da Maçã); do presidente da UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães e do presidente da LIESCAM – Liga Independente das Escolas de Samba de Campos, Jaime Gabriel Nolasco Ribeiro - ficou definida a criação um conselho fiscal para gestar as despesas e a prestação de contas que as agremiações carnavalescas farão ao final do carnaval.
Um grupo de trabalho foi contratado e, no acordo assinado por todos os carnavalescos, ficou acertado que o Alvi-Anil vai ressarcir todas as despesas feitas pelas 47 blocos, escolas e bois inscritos para os desfiles, a serem realizados de
Pelo convênio para o respasse dos recursos, a prestação de contas será feita até o dia 05 de maio, impreterivelmente.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Secretário de Cultura visita local dos desfiles

Faltando dez dias para os desfiles carnavalescos o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, juntamente com alguns secretários e representantes de autarquias, que compõem o grupo de trabalho que vem gestando toda a infra-estrutura a ser montada pela Prefeitura, visitaram a Avenida Alberto Lamego, onde será montada a Passarela do Samba Compositor Dalvino Costa.
Após reunião inicial na sede da Campos-Luz o secretário e sua equipe foram verificar o início da montagem da infra-estrutura para o desfile carnavalesco, no período de
- Esse ano a Passarela do Samba, terá algumas modificações em relação à estrutura que montamos no ano passado, como diminuição da pista, mudanças em relação a praça de alimentação, a colocação de um recuo para a bateria das escolas e blocos de samba, bem como a instalação de locais próprios para barracas e uma ambulância da Secretaria de Saúde. Tudo de acordo com o projeto inicial e à vontade da prefeita Rosinha Garotinho – esclareceu Orávio.
O carnaval terá muitas novidades, como segurança através de monitorame3nto de câmeras; sala de imprensa com capacidade para produzir matérias e frotografias on-line e camarotes destinados aos convidados da Prefeita Rosinha Garotinho e emporesários do setor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Como atrações, além de 47 grupos desfilantes, entre escolas, blocos e bois pintadinhos, o Campos-Folia vai contar com a participação do Porto da Pedra, no dia 22; e da Comissão de Frente da Unidos da Tijuca, nodia 24, antes dos desfiles das escolas de samba do primeiro grupo.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Conselho estuda criação do fundo municipal de cultura

Presidida pelo Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, a primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura realizada uma semana depois de sua posse, ocorreu ontem (segunda, 05) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e contou com bom número de conselheiros, que debateram, entre outros assuntos, sobre o Regimento Interno e a criação do Fundo Municipal de Cultura.
Sobre o Fundo, os conselheiros presentes resolveram criar uma comissão para estudar e criar o seu regulamento, a ser submetido à aprovação da Prefeita Rosinha Garotinhbo, e que irá gerir os projetos culturais do município. Os conselheiros escolhidos que farão parte dessa comissão foram Dalton Freire, Antonio Roberto de Gois Cavalcanti, Wilson Renato Heidenfelder Carvalho Júnior e Maurício de Moura Caldas Xexéo.
Além desse estudo sobre o Fundo Municipal de Cultura, os conselheiros deverão apresentar na próxima reunião, a ser realizada no dia 19 de abril, às 18 horas, no Palácio da Cultura, um projeto de pautas a serem debatidas durante o transcorrer desse ano, ressaltando os pontos prioritários e secundários de cada uma das suas áreas, a saber, música, cinema, literatura, teatro, cultura popular, artes visuais, dança, patrimônio histórico, etc.
O Secretário de Cultura reiterou a participação dos conselheiros, concitando-os a trabalharem em pról da cultura da sociedade. Marcou, no Regimento Interno, a próxima II Conferência Municipal de Cultura, para o mês de setembro de 2011, ocasião em que serão confirmados (ou não) as entidades participantes do Conselho.