quarta-feira, 12 de setembro de 2012

II Conferência Municipal de Cultura inscreve gestores, entidades e artistas

Todos os gestores culturais, entidades, artistas de todos os gêneros poderão, ainda, se inscrever e participar da II Conferência Municipal de Cultura, cujo objetivo principal é o de discutir as questões culturais do município, contribuindo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e para o exercício da cultura como estratégia política do governo.

Quem quiser se inscrever poderá fazê-lo em diferentes pontos: Fundação Teatro Trianon, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, na Faculdade de Filosofia e na Secretaria de Cultura. “Para participar a pessoa, necessariamente, não precisa ser ligada a instituições”, informou o secretário Orávio de Campos.

PROGRAMA – O evento será iniciado nesta quinta-feira, dia 13 de setembro/2012, na Teatro Trianon, onde haverá a abertura oficial. A palestra será do professor Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto e logo após os conferencistas poderão apreciar um concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Luis Mauricio Carneiro.

Na sexta-feira, dia 14, na Filosofia, na parte da manhã haverá duas palestras. A primeira, às 9 horas da manhã, com o professor Flávio Aniceto, do MinC, cuja abordagem será “Os sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura”; e a segunda será proferida pelo professor Delmar Cavalcanti, da SEEC-RJ, que dissertará sobre o tema “Políticas culturais para os municípios”. À tarde vão se reunir nove câmara temáticas para apresentar suas reivindicações.

No sábado, dia 15, também na Filosofia, haverá a leitura final da conferência, com debate e aprovação das estratégias e o encerramento vai ocorrer por volta das 12 horas com a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, através da escolha a ser feita pelo colegiado, representado pelos delegados inscritos pelas entidades culturais.

Estão sendo chamados atores culturais que atuam em Música (Popular e Erudita), Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais (Gráficas, Fotografias, Pintura, Escultura, Designer), Artes audiovisuais (Cinema, TV, Rádio, Vídeos), Literatura (Edições, Bibliotecas, Associações Artísticas e Literárias), além de outras associações de classes.

E mais: Patrimônio Cultural (Museus, Arquitetura, Arqueologia), Cultura Popular (Carnaval, Grupos Étnicos, Artesanato, Folclore), Espaços Alternativos da Cultura (Animação Cultural, Educação, Saúde, Meio Ambiente ...) e Entidades de Pesquisas Culturais (universidades e centros de ensino superior voltados para o campo de pesquisa).

sábado, 8 de setembro de 2012

II Conferência de Cultura faz reunião e estabelece diretrizes

Orávio de Campos presidindo a pré-conferência
 
Todas as diretrizes da II Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos próximos dias 13, 14 e 15 deste mês (tendo como objetivo principal discutir a elaboração do plano geral para o setor) foram debatidas nesta manhã, em reunião, presidida pelo secretário professor Orávio de Campos, na Secretaria de Cultura.
 
 O encontro das lideranças culturais, incluindo os moderadores e expositores do conclave, serviu como pré-conferência, ocasião em que o evento passou a ser assumido, por exigência do Sistema Nacional de Cultura, “como uma forma de organização dos debates que serão promovidos pelos agentes e produtores culturais do município".
 
CÂMARAS TEMÁTICAS – A conferência, que tem como temas Identidade, Sociedade e Pertencimento, terá como subtema a discussão sobre os sistemas nacional, estadual e municipal de cultura. “Para tanto convidamos os professores Flávio Aniceto e Delmar Cavalcanti, representantes do Minc e Secretaria de Cultura do Estado”.
 
Para o professor Orávio, as câmaras, nas quais os interessados deverão se inscrever, são as seguintes: Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo); Artes Visuais, Artes Audiovisuais, Música (Erudita e Popular), Literatura, Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Espaços Alternativos de Cultura e Entidades de Pesquisas Culturais. “Cada câmara, reunida em espaço separado, vai pontuar as principais reivindicações do setor”.
 
 Estas discussões serão concentradas na grande plenária destinada a registrar os sinais para o Plano Municipal de Cultura, que será, assim, elaborado entro do princípio da democracia. Após o debate final, serão eleitos, através dos delegados inscritos pelas entidades culturais, o novo Conselho Municipal de Cultura – CONCULTURA.
 
 A conferência será instalada no Teatro Trianon, no dia 13, onde haverá palestra do professor Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto, sobre o tema “O Papel da Cultura na Sociedade”, seguindo-se recital da Orquestra Sinfônica Municipal de Campos, sob a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro. Nos dias 14 e 15 de setembro, as sessões serão realizadas no Campus II do UNIFLU- FAFIC.

domingo, 2 de setembro de 2012

Inscrições abertas para a II Conferência de Cultura

Entidades culturais e educacionais, grupos de produção e demais artistas, filiados ou não, além da sociedade de um modo geral, já podem se inscrever na II Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro/2012, com o objetivo da construção de uma política democrática que vai embasar o Plano Municipal de Cultura.

A Informação é do professor Orávio de Campos Soares, para quem “durante três dias vamos arrolar todas as necessidades a serem apontadas pelos nove Grupos de Trabalho, destancando as áreas de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes Audiovisuais, Literatura, Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Espaços Alternativos e Entidades de Pesquisas  Culturais”.

NOVAS POLÍTICAS – O secretário de Cultura, coordenador geral da II Conferência, justifica agora a realização da II Conferência, já que a primeiro ocorreu em 2006. “É que para aderir ao Sistema Nacional de Cultura tivemos de tomar providências que demandaram muito tempo e não tínhamos, ainda, as diretrizes somente liberadas no início deste ano”.
 
O tema central da conferência será Sociedade, Identidade, Pertencimento. Isso porque, na elaboração do Plano Municipal de Cultura devemos deixar clara a ideia da valorização de tudo que seja nosso, oriundo das relações culturais luso-africanas e um pouco da saga goytacaz. Para Orávio, “o nosso plano vai contemplar todas as correntes estéticas da cultura”. 

- Por exemplo, precisamos incluir a universidade, enfatizando sua capacidade de produzir de saber e conhecimento, cujos resultados precisam ser devidamente aproveitados para o desenvolvimento sustentável da cidade, acrescentou. “O Conselho, a ser eleito na conferência, não deve perder a oportunidade de incluir o pensamento acadêmico”.

Na programação: Dia 13 de setembro, a partir da 18 horas, no Teatro Trianon, credenciamento dos participantes, seguindo-se às 19 horas, com palestra do Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto, sobre o tema “O Papel da Cultura no Desenvolvimento da Sociedade”. A noite será encerrada com um concerto da Orquestra Sinfõnica Municipal e Coro, com a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro;

Os debates dos grupos de trabalho, nos dias 14 e 15, serão realizados a partir das 9 horas da manhã, no Campos II – Uniflu-Filosofia. Na abertura, dia 14, haverá palestra dos professores Flávio Aniceto, do Ministério da Cultura; e Delmar Cavalcanti, da Secretaria de Estado da Cultura, seguindo-se debate entre os participantes. Dia 15, haverá a edição da Carta e a eleição do novo Conselho Municipal de Cultura.

sábado, 1 de setembro de 2012

Equipe técnica analisa obras de revitalização do centro histórico


Equipe técnica reunida na Secretaria Municipal  de Cultura
 A próxima reunião da equipe técnica que cuida da Revitalização do Centro Histórico será na próxima terça-feira, às 15 horas, na PCE Engenharia, situada à Rua Atilano Chrisóstomo, 73, Parque Tamandaré, ocasião em que os assuntos pendentes serão discutidos pelo grupo gestor, tendo à frente o coordenador de infraestrutura da municipalidade, arquiteto César Romero Braga.

O grupo, que integra técnicos da Ampla, Imbeg, Cvarcon, LQ Gictel/Oi, Montacon Engenharia, Embratel, Campos-Luz e o COPPAM – Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal, na última terça-feira esteve reunido na Secretaria de Cultura, onde se discutiu detalhes das novas instalações elétricas e midiáticas subterrâenas no trecho do Chá-chá-chá.

 MARQUISES – O secretário de Cultura, professor Orávio de Campos, também presidente do COPPAM, que integrou na ocasião o grupo gestor das obras, participou, com o arquiteto Cláudio Valadares, das discussões sobre a a necessidade técnica da retirada de todas as marquises estranhas à arquitetura do centro histórico, de modo a dar maior visibilidade à paisagem urbana.

- A retirada das marquises seria o ideal, porque permitiria que o sol entrasse mais sobre as ruas, dando-lhes mais luminosidade. Mas teremos problemas com os sistemas de ar refrigerados que, na maioria das vezes, ficam sobre elas – lembrou o secretário, para quem representantes da ACIC, Cajorpa e Câmara dos Dirigentes Lojistas devem participar do próximo encontro.

Em princípio, as empresas concessionárias de serviços de eletricidade, telefonia e TV a Cabo, diante das dificuldades, estão tentando resolver problemas para, a partir do cabeamento, realizar as instalações nas lojas e edifícios do centro. A equipe, na ocasião, deletou a idéia de colocar tubulações auxiliares na parte externa dos imóveis.

Outra questão ventilada pelo arquiteto Cláudio Valadares é do estabelecimento, a partir da edição de uma lei, dos novos modelos dos letreiros das lojas comerciais, porque a revitalização compreende, também, a despoluição do centro histórico, tal como aconteceu com o complexo arquitetônico onde fica o Solar Visconde de Araruama, sede do nosso Museu Histórico.