segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Festas pré-carnavalescas já têm sua programação

Durante reunião realizada na manhã da última sexta-feira (28/01), com as lideranças do carnaval, o secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, fechou a programação das atividades pré-carnavalescas e, já nesta segunda-feira (31/01), começam as inscrições para os concursos de Rainha da Bateria, Rainha dos Bois Pintadinhos, Rei Momo e Musa dos Blocos de Samba.

Consta, ainda, da programação, a realização de um Concurso de Marchinhas (como nos bons tempos) e as festas da Banda Carmem Miranda, na Orla 1; a Batalha de Confetes Ouro Azul, na Rua 13 de Maio e o desfile do Boi Capeta, uma das tradições do carnaval que, este ano, vai culminar com um baile com músicas antigas no espaço do Largo da Imprensa, no Calçadão.

APOIO AOS DISTRITOS

Além das denominadas festas pré-carnavalescas, a municipalidade vai apoiar os carnavais tradicionais no Farol de São Tomé, Tocos, Goytacazes, Ururaí, Travessão de Campos, Dores de Macabu, Morrro do Coco, Lagoa de Cima, Santa Maria e Santo Eduardo, onde ocorrem desfiles de blocos de sujo e bois pintadinhos.

Dentro do projeto de profissionalização do carnaval, as festas pré-carnavalescas serão realizadas pelas próprias lideranças com a supervisão da Comissão Especial de Carnaval, formada pelo secretário Orávio de Campos, subsecretário de Comunicação, Carlos Cunha; presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, e presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Maria Auxliadora Freitas.

Todos os eventos serão realizados no Automóvel Clube Fluminense. Dia 15/02, Rainha da Bateria; Dia 22/02, Eleição da Musa dos Bois; Dia 23, Eleição da Musa dos Blocos; Dia 24, Festa da Banda Carmem Miranda, na Orla 1; 25, Eleilção do Rei Momo, Rainha do Carnaval e Cidadão Samba; Dia 26/02, Batalha Ouro Azul e Dia 04/03, Festa do Boi Capeta.

Conselho convocado para regulamentar FUNCULTURA

Para debater a criação do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura – FUNCULTURA - e sua respectiva regulamentação, está sendo convocada uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura, principalmente dos representantes da comunidade, para esta segunda-feira, dia 31, a partir das 18 horas, no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.

Ao fazer a convocação, o presidente do Conselho e secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, falou da importância de se discutir e aprovar o regulamento e indicar, ainda, os nomes que vão compor o Comitê, cuja instalação está prevista para a primeira quinzena do mês de março, após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município.

SONHO ANTIGO

O Fundo sempre foi um sonho de todos os produtores culturais do município. “Realmente, há mais de 30 anos, várias gerações vem trabalhando nesse sentido, mas só agora, graças à sensibilidade da prefeita Rosinha Garotinho, estamos diante da realidade”, informou o presidente do Conselho, ao enaltecer a grandiosidade do fato para os artistas.

Adaptado aos conceitos que norteiam o apoio à cultura estabelecido pelos Planos Nacional e Estadual de Cultura, o FUNCULTURA abre perspectivas importantes para o desenvolvimento de atividades ligadas às variadas manifestações estéticas, desde a música erudita até a cultura popular em sua amplitude antropológica, passando pelo cinema, literatura, teatro e artes visuais.

- Outra coisa interessante é que o Fundo deverá pensar a disponibilidade dos equipamentos culturais de uma forma democrática e vai apoiar, sempre que possível, os apelos da sociedade civil – salientou Orávio, ao anunciar a disponibilidade de recursos para a Mostra de Cinema Brasileiro e, também, para o UNIFEST – Festival Universitário de Cultura.

Para começarmos o trabalho no sentido de oferecer o melhor aos produtores culturais, precisamos da presença de todos os conselheiros, inclusive os suplentes. “É hora de se festejar o feito, uma vez que não é qualquer cidade que tem um FUNCULTURA contando, inicialmente, com 2% do IPTU e do ISS, além de 0,1 % dos royalties do petróleo”, finalizou.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Paróquia de São Sebastião inaugura cripta de Mariana Barreto

O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares (C), o Padre Elênio Abreu (D), durante solenidade de inauguração da cripta em homenagem a Mariana Barreto

Numa cerimônia simples, contando com a presença do secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, da diretora executiva da SMC, jornalista Maria Lucia Bittencourt da Fonseca, e de paroquianos da Igreja de São Sebastião, foi inaugurada nesta terça-feira (11/01) à noite a cripta contendo os restos mortais da heroína Mariana Barreto, umas das lideranças das lutas contra os Assecas e falecida em 22 de dezembro de 1795.

O ato aconteceu depois da missa celebrada na culminância do novenário preparatório para os festejos religiosos de São Sebastião, um dos principais padroeiros da Baixada Campista. Com a inauguração procedida pelo Padre Elênio Abreu, através de uma exéquia à Mariana Barreto, encerra-se a novela do desaparecimento dos despojos, a partir de uma denúncia do jornalista Humberto Rangel, ao Conselho Municipal de Cultura.


DISCURSO

Em seu discurso, o secretário fez um relato sobre a participação de Mariana Barreto na consolidação do direito à terra e lembrou o fato de constar na bandeira do município um dístico dizendo que “aqui até as mulheres lutaram pelos seus direitos”, numa menção à heroína e a sua mãe Benta Pereira, cujos despojos encontram-se no Solar do Colégio dos Jesuitas - sede atual do Arquivo Público Municipal, na Estrada de Tocos.

Na placa da cripta consta: “Relíquias recuperadas pela municipalidade quando se fazem justas as homenagens póstumas a uma das mais expressivas personalidades da história do município. À Mariana e a sua mãe Benta Pereira, o reconhecimento das novas gerações. As lutas contra a tirania dos Assecas alicerçam o que possuímos hoje em termos de democracia e comprometimento com o futuro”, com assinatura da prefeita Rosinha Garotinho.

Foi importante para a recuperação dos despojos o desejo expresso da prefeita. “216 anos depois, a cidade reconhece e eterniza a figura de Mariana Barreto. Para deslindar o mistério em torno dos despojos, atuaram o secretário de Obras e Urbanismo César Romero Braga, o administrador paroquial padre Elênio, o empresário Rodrigo Ribeiro Gomes, da Conenge Engenharia e o museólogo Carlos Freitas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cripta à Mariana Barreto será inaugurada nesta terça-feira

Operários dando os últimos retoques na cripta

A cripta contendo os restos mortais da heroína Mariana Barreto, falecida em 22 de dezembro de 1795, líder, juntamente com sua mãe, Benta Pereira, das Quatro Jornadas contra o poderio dos Assecas será inaugurada nesta terça-feira (11/01), às 19 horas, no início da novena em homenagem a São Sebastião, com a presença de religiosos ligadas à paróquia.

Com a conclusão dos trabalhos de construção do mausoléu e com a cerimônia, realizada nesta quarta-feira de sepultamento das relíquias, falta somente a inauguração do patrimônio para encerrar a novela do desaparecimento dos despojos da heróina, a partir de uma denúncia do jornalista Humberto Rangel, publicada no jornal Folha da Manhã.


CERIMÔNIA

O ato religioso, denominado de exéquias, será presidido pelo Padre Elênio Barros de Abreu e contará com a presença do secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, para quem “a cidade rende, 216 anos depois, as merecidas homenagens à heroína Mariana Barreto, a única a ser condenada pelas lutas contra os Assecas.

Na lápide consta os seguintes dizeres: “Relíquias recuperadas pela municipalidade quando se fazem justas as homenagens póstumas a uma das mais expressivas personalidades da história do município. À Mariana e à sua mãe, Benta Pereira, o reconhecimento das novas gerações. As lutas contra a tirania dos Assecas alicerçam o que possuímos hoje em termos de democracia e comprometimento com o futuro”.

Como se sabe, a denúncia fazia menção ao fato de Mariana ter sido sepultada sob o solo de uma lanchonete no distrito de São Sebastião. “Como presidente do Conselho Municipal de Cultura, determinamos a investigação e encontramos, realmente, os despojos enterrados no piso da Sala dos Dízimos, que “um dia funcionou como lanchonete”, declarou o professor.

Foi importante para a recuperação dos despojos, o desejo expresso da prefeita Rosinha Garotinho, mas atuaram, também, de forma a deslindar o mistério, o secretário de Obras e Urbanismo, César Romero Braga, o próprio administrador paroquial, padre Elênio, o museólogo Carlos Freitas e o empresário Rodrigo Ribeiro Gomes, da Conenge Engenharia.