terça-feira, 30 de março de 2010

Posse realizada é hora de trabalhar


Em solenidade festiva, realizada na noite de ontem (segunda, 29) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, os quarenta membros do Conselho Municipal de Cultura tomaram posse e já começam a trabalhar na próxima segunda-feira, às 18 horas, quando estarão debatendo e atualizando o seu Regimento Interno.

Os conselheiros municipais de cultura foram empossados e terão pela frente uma árdua tarefa, não só a de gestar os diversos projetos culturais, mas também de estudar fórmulas para a criação do Fundo Municipal de Cultura e o Pólo de Cinema no município, além de outros projetos.

Em seu discurso de posse, o Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, fez um retrospecto da história do Conselho, criado por Lei em 2008, dois anos depois da Primeira Conferência Municipal, realizada entre os dias 22 e 24 de setembro de 2006, mas cujos membros nunca tiveram oportunidade de exercer suas idéias e seus pensamentos em prol da cultura.

- Espero que nos próximos dois anos eu e os demais membros do Conselho consigamos recuperar o atraso e trabalhar na revisão das políticas da pesquisa antropológica e arqueológica, do fazer teatral, da música orquestral, da cultura popular, das danças clássica e moderna, do pólo de cinema, das artes visuais e, principalmente, na reestruturação e revisitação histórica sobre Campos. Fruto das Capitanias Hereditárias, cuja certidão de nascimento data de 1534 – completou.

Entre os convidados que assistiram a posse dos membros do Conselho Municipal de Cultura, estiveram presentes o ex-prefeito de Campos, Rockfeller Felisberto de Lima; a ex-presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Cristina Lima e a Procuradora Geral do Município de Macaé, Vanessa Ramos Cruz, representando a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Pohl.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Secretário de Cultura discute estrutura carnavalesca


Há pouco mais de vinte dias para o início dos desfiles carnavalescos fora de época, a ser realizado na Passarela do Samba Dalvino Costa, os representantes de secretarias, fundações e autarquias da municipalidade participaram esta manhã de uma reunião com o Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, na sede da Campos-Luz.

O tema principal foi sobre a organização e estrutura das diversas secretarias dentro da Passarela do Samba, na qual estão incluídos serviços de segurança feitos pela Guarda Civil Municipal, policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar; instalação de postos médicos e disponibilidade de ambulâncias; pontos de segurança com homens do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, além de outros detalhes, como iluminação feita pela Campos-Luz tanto dentro como fora da Passarela, com o objetivo de dar mais segurança e tranquilidade à população que for até à avenida assistir aos desfiles de bois, blocos e escolas de samba; bem como mudanças e melhor localização de serviços essenciais feitos por outros órgãos da Prefeitura Municipal.

A arquiteta da Secretaria de Obras e Urbanismo, Dra. Nahri Alves de Andrade, responsável pelo desenho e planta do local onde será realizado o desfile participou da reunião, anotando todos os detalhes e mudanças solicitados pelos demais pareticipantes.

- Essa reunião foi muito importante porque na medida em que planejamos a organização e a estrutura, desejamos dotar a Passarela do Samba com uma infra-estrutura capaz de agradar a todas as pessoas envolvidas, tanto por parte dos carnavalescos que irão desfilar, mas também, por parte da população que irá assistir aos desfiles – disse Orávio.


Participaram da reunião o Subsecretário de Cultura, Sérgio Alvarenga, o Coordenador de Segurança Municipal, Coronel Alcemir Pascoutto da Rocha; o Comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco José Melo; Marcos Tamega, da Secretaria de Obras; Mary Jane de Moraes Ramos Araujo, Elias Gonzaga e Ariedmo Barbirato de Almeida, da Fundação Teatro Municipal Trianon; Roberto Vogel dos Santos e Genil Alves, da Secretaria Municipal de Saúde; Maria de Fatima Lopes Barreto, da Emut; Gonçalo Francisco Correa, da Guarda Civil Municipal; Carlos Cunha, Subsecretário de Comunicação; Rosa Christina Morrisson, da Coesa; Comandante do 8º Batalhão de Policia Militar, Gilmar Barros dos Reis, acompanhado do Major Peixoto; Jaqueline de Mello Pascoutto, do 5º Grupamento de Bombeiros Militar; Gilberto Lemos, da Associação Campista de Ambulantes, e Alessandro Alves Ramos (Sandro Marajá) representando a Comissão de Carnaval.

A próxima reunião, já está agendada para segunda-feira, dia 5 de abril, quando todos estarão informando ao Secretário de Cultura, sobre as ações desencadeadas e agendadas para os dias que antecedem ao desfile carnavalesco, que esse ano acontecerá entre os dias 21 e 25 de abril.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Estrutura carnavalesca será tema de reunião


Há pouco menos de um mês do carnaval fora de época, os secretários municipais irão se reunir para elaborarem a estratégia de trabalho e a montagem a ser utilizada na Passarela do Samba Dalvino Costa, para os festejos carnavalescos fora de época, denominado Campos-Folia 2010.

A reunião será realizada na sede da Campos-Luz na próxima segunda-feira, 29, às 9 horas, e será presidida pelo secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares. O secretário contará com a presença de membros das secretarias de Limpeza Pública, Obras, Guarda Civil Municipal, Emut, Coesa, Codemca, Divisão de Posturas, Fundação Jornalista Oswaldo Lima e Fundação Teatro Municipal Trianon, além de representações das sociedades inscritas para os desfiles.

- Essa reunião terá uma importância muito grande porque restam apenas alguns detalhes para a montagem da estrutura do carnaval. A experiência do ano passado foi muito importante, porque dessa vez já conseguimos adiantar muita coisa, e agora vamos detalhar as ações de cada órgão da prefeitura, como é o desejo da prefeita Rosinha Garotinho – explicou Orávio.

Os desfiles carnavalescos vão reunir 48 grupos de bois pintadinhos, blocos e escolas de samba, da AESC e LIESCAM, será realizado entre os dias 21 e 25 de abril desse ano, na Avenida Alberto Lamego.

terça-feira, 23 de março de 2010

Reunião na Mocidade define questões carnavalescas



Cansados de ouvir muito disse-me-disse os presidentes das agremiações filiadas a AESC, UBS e AFONNORJ reuniram-se ontem à noite (22), na sede da Mocidade Louca com o objetivo de definir, entre outras coisas, uma forma de receberem as verbas, já disponibilizadas, mas cujas contas estão insanáveis por parte das instituições.

Liderada por Sandro, presidente do Boi Marajá, diversos presidentes de bois, blocos e escolas de samba compareceram à reunião, e ouviram do Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, informações sobre as razões da demora do repasse da contribuição às instituições carnavalescas e destas para suas filiadas.

- Desde o Seminário “Repensando o Carnaval”, ficou decidido que as instituições deveriam buscar a legalização aos órgãos públicos para que pudessem receber a contribuição carnavalesca. Entretanto a lei é clara, somente as agremiações com CNPJ a mais de cinco anos é que terão direito a receber as contribuições carnavalescas – explicou Orávio.

O secretário lembrou, ainda, que se uma agremiação tiver sua documentação em dia, ela pode receber as contribuições carnavalescas em nome de suas co-irmãs, como foi o caso da Tradição Alvi-Anil, que recebeu a contribuição da prefeitura relativa às festas pré-carnavalescas.

Em seguida os dirigentes resolveram constituir uma comissão de carnaval que irá regulamentar e administrar os desfiles carnavalescos na Passarela do Samba Dalvino Costa, durante os festejos do Carnaval Campos-Folia 2010.

Representantes das agremiações carnavalescas discutiram a realização do Carnaval Fora de Época 2010

 

terça-feira, 16 de março de 2010

Pequenas capelas são encontradas em Tócos

Em uma tarde proveitosa, o Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares e sua equipe, tiveram a oportunidade de vasculhar a região de Tócos, na Baixada Campista, conseguindo inventariar dez capelas, uma com mais de duzentos anos, como a de Santo Ignácio de Loiola, localizada no Solar do Colégio; e duas centenárias, Capela Nossa Senhora da Conceição, em Ponta Grossa dos Fidalgos, e a de Santa Cruz, em Goitacazes, cuja localização foi modificada em função da abertura da rodovia.

O secretário informou que essa pesquisa faz parte de ações da Secretaria de Cultura que visam mapear e buscar informações sobre todas as capelas, paróquias e igrejas localizadas na Baixada Campista.

- Essa pesquisa tem como foco as referências culturais da Baixada Campista, pois se sabe que a cultura do município nasceu nessa região, que é riquissima pelo ponto de vista da cultura. Seja na parte religiosa, como também no linguajar e nos costumes de nossa gente – explicou Orávio.

Ele contou que a região é importantíssima no aspecto cultural e histórico já que foi por ela que os Sete Capitães entraram por essa planície criando sítios e roças e currais, mas também marcos do seu poder em relação à população indígena que vivia ali.

Ao final da pesquisa realizada nesta segunda-feira (15), a surpresa ficou por conta da quantidade de pequenas capelas encontradas na região, quatro no total, nas localidades de Tocos, Coqueiro de Tocos, Ponta do Leão e Goitacazes. As fotos e um breve histórico de cada uma delas podem ser vistas no endereço eletrônico: www.culturacamposrj.blogspot.com, mas vale lembrar que a pesquisa ainda está em andamento.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Estrutura carnavalesca é tema de reunião


Para cuidar do Campos-Folia, o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, participou esta manhã de uma reunião na sede da Secretaria de Obras e Uranismo. O assunto principal da reunião foi sobre a estrutura que a prefeitura vai colocar à disposição das sociedades carnavalescas para este carnaval fora de época.

Na reunião foram definidas mudanças na praça de alimentação da Coesa, bem como no tamanho da pista, locais para instalação de ambulâncias e viaturas policiais, entrada e saída para pessoas credenciadas, credenciamento para imprensa e, principalmente segurança.

O secretário de Cultura mostrou-se muito empolgado com o fervilhar de idéias vindas de membros de outras secretarias como a de Obras, com Marcos Tamega; Divisão de Posturas, com o comandante Francisco Balbi; Guarda Civil Municipal com o comandante Francisco Melo; Codemca, com Jivago Vieira Faria; Campos-Luz, com Álvaro Campos, Márcio Gonçalo Gomes e Daniel Duarte; Coesa com Rosa Morrisson; Fundação Trianon, com a superintendente Fabiana Pinto; e a presença do Major Josué Moreira Peixoto, do 8º Batalhão de Polícia Militar.

- A experiência do ano passado foi benéfica para nós. Tanto que esse ano já conseguimos modificar alguns aspectos da estrutura para adequá-las às mudanças que são necessárias, principalmente em questões como a iluminação, segurança, assistência médica e alimentação. – ressaltou Orávio.

Nesta terça-feira haverá reunião geral com os carnavalescos para fechar a grade da programação dos desfiles, marcados para o período de 21 a 25 de abril, na Avenida Alberto Lamego.

sábado, 13 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

Secretário debate estrutura do carnaval com carnavalescos













O Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, participou esta manhã de uma reunião com os carnavalescos, cujo tema foi a estrutura que será montada para o Carnaval fora de época, a ser realizado entre os dias 21 e 25 de abril, na Avenida Alberto Lamego.

Nesta reunião Orávio conheceu um dos projetos para a decoração carnavalesca na Passarela do Samba, que este ano homenageará o compositor Dalvino Costa, mas também debateu outras questões relativas à pista, que sofrerá uma redução de cerca de 50 metros.

Além dos decoradores, participaram da reunião os presidentes da AESC – Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar; da UBS – União dos Blocos de Samba, Felizardo Manhães; Rosa Christina de Alvarenga Gomes Morrisson, representante da Coesa; Francisco da Silva Moraes, responsável pelo transporte dos carros alegóricos das escolas e blocos de samba para a avenida; e o representante da Liga, Alcir Marcos, o Marquinho Grande.

Orávio aproveitou a oportunidade para cobrar a documentação das entidades carnavalescas, sem a qual não será possível o repasse, este ano, da contribuição para as 44 sociedades desfilantes, entre escolas, blocos e bois pintadinhos.

Secretário de Cultura percorre a Baixada Campista


As capelas e igrejas da região açucareira do município têm sido o alvo do pesquisador e Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares. Ele e sua equipe percorreram, na manhã de ontem (terça-feira), todas as localidades da Baixada Campista para registrar esses templos religiosos, marcas do processo civilizatório do município.
Na pesquisa realizada, foram encontradas, até agora, trinta capelas, das quais algumas em péssimo estado de conservação, e outras que estão tendo apenas uma missa mensal, como, por exemplo, a de Retiro, junto ao Canal das Flechas, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
- Tivemos uma manhã muito proveitosa, porque em poucas horas tivemos condições de percorrer uma grande área da Baixada Campista e pudemos fotografar e buscar registros sobre cada uma dessas capelas e igrejas. É claro que muitas delas estão em bom estado de conservação, mas verificamos também que há capelas que necessitam de reparos, e, por isso, esse inventário está sendo importante – explicou Orávio.
Ele salientou o caso do patrimônio homenageando Nossa Senhora do Rosário, localizada em Campo Limpo, o mais antigo templo católico do município, está quase em ruínas e última vez que recebeu uma reforma foi no primeiro governo do ex-prefeito Anthony Garotinho
O registro dessas capelas e outros monumentos culturais do município, segundo Orávio, estarão disponibilizados no site que a secretaria de cultura está viabilizando contendo todos os inventários culturais da cidade.

terça-feira, 9 de março de 2010

CALENDÁRIO RELIGIOSO

O campista é um religioso por natureza, dessa maneira, quando chega o período das festas de seus santos preferidos, as comunidades se reunem para agradecer as graças alcançadas, e pelo desejo de ver seus anseios serem atendidos.

Em meio à festa religiosa, há também a festa profana preparada por pessoas da própria comunidade.

JANEIRO

15 – SANTO AMARO – Padroeiro da Baixada Campista

20 – SÃO SEBASTIÃO – Padroeiro do Distrito de São Sebastião

FEVEREIRO

11 – NOSSA SENHORA DE LOURDES – Parque Imperial

MARÇO

19 – SÃO JOSÉ - Cambaíba, Cidade Luz, Fazenda Colégio, Fazenda Ferreira, Liorna.

31 – SÃO BENEDITO - Lagoa de Cima, São Sebastião, Vala do Mato.

ABRIL

02 – SÃO FRANCISCO DE PAULA

07 – SÃO JOÃO BATISTA - Caldeirão, Capão, Deserto Feliz, Fazendinha, Jacarandá, Marrecas, Roças Velhas, São João, Saturnino Braga, Usina São João, Viana.

13 – SÃO MARTINHO - São Martinho

23 – SÃO JORGE - Baltazar, Km 13, Parque São Jorge.

MAIO

01 – SÃO JOSÉ OPERÁRIO – Parque Califórnia.

13 – NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Bacural, Estrada da Areia, Mato Escuro, Mussurepe, Santa Rosa, Tapera.

22 – SANTA RITA DE CÁSSIA – Santa Cruz.

JUNHO

13 – SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - Alto da Areia, Barcelos, Carvão, Caxeta, Mato Escuro, Matutu, Mundeos, Murundu, Santo Antônio, Usina do Taí.

24 – SÃO JOÃO BATISTA - Caldeirão, Capão, Deserto Feliz, Fazendinha, Jacarandá, Marrecas, Roças Velhas, São João, Saturnino Braga, Usina São João, Viana.

29 – SÃO PEDRO E SÃO PAULO

JULHO

03 – SÃO TOMÉ – Farol de São Tomé.

16 – NOSSA SENHORA DO CARMO – Garrafão, Asilo Nossa Senhora do Carmo.

AGOSTO

06 – SANTÍSSIMO SALVADOR – Padroeiro da Cidade (TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR)

16 – SÃO ROQUE - Boa Vista, Caxeta.

27 – SANTA MÔNICA – Serrinha.

SETEMBRO

15 – NOSSA SENHORA DAS DORES – Martins Lage.

26 – SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - nacional

27 – SÃO VICENTE DE PAULO – Parque Vicente Dias

OUTUBRO

04 – SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Aeroporto, Bajuru, Boa Vista, Tira Gosto, Toca do Assis, Treze de Maio.

07 – NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - Campo Limpo, São Sebastião, Visconde.

12 – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – Padroeira do Brasil

28 – SÃO JUDAS TADEU - nacional

NOVEMBRO

01 – TODOS OS SANTOS - nacional

02 – COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS - nacional

03 – SÃO MARTINHO DE LIMA – São Martinho.

07 – MARIA, MEDIADORA DE TODAS AS GRAÇAS (NOSSA SRA DAS GRAÇAS) - Caboio, Campo Novo, Esplanada, Parque Alvorada, Ponto da Cruz, Sentinela do Imbé, Tocaia, Veiga.

DEZEMBRO

08 – IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA - Arraial, Barcelos, Bela Vista 1, Campelo, Canto do Rio, Guarus, Itereré, Juriri, Mineiros, Olaria, Ponta Grossa, Ponto do Carmo, Pontalia, Ponto do Coqueiro, Quilombo, Sabonete, Vila Manhães.

13 – SANTA LUZIA – Lagoa de Cima.

25 – NATAL DO SENHOR - nacional

NIPEC – NÚCLEO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO

O Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação – NIPEC, do Centro Universitário Fluminense – UNIFLU/FAFIC -, foi criado em 2001, por inspiração do Dr. José Marques de Melo, Titular da Cátedra da UNESCO, com apoio da Rede Brasileira de Folkcomunicação. Sua linha de pesquisa é a cultura popular, com ênfase para Folia de Reis, Jongo, Mana-Chica do Caboio e Bois Pintadinhos e de samba, alternativas lúdicas da região norte e noroeste fluminense.

Coordenado pelo professor Orávio de Campos Soares, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, o NIPEC mantém parceria com a Fenorte/Tecnorte para o desenvolvimento de um inventário das tradições jongueiras.

Coordenador: Orávio de Campos Soares
E-mail: oravio@bol.com.br
Local: Uniflu-Fafic - Faculdade de Filosofia de Campos - Curso de Comunicação Social
Endereço: Av. Visconde de Alvarenga, sn - Parque Universitário
Cidade: Campos dos Goytacazes - RJ - CEP: 28053-000
Telefones: (22) 2732-4630 e 2732-2090
Horário de funcionamento: das 8 às 22 horas.

REGISTRO NO CNPQ
Atualmente o Núcleo de Pesquisa está em processo de registro junto ao CNPQ, tendo como titular o Dr. José Vagner Ribeiro, professor visitante do UNIFLU/FAFIC e titular da UFAL. Colaboração do Dr. Auner Pereira Carneiro, da FDC.

1) Reminiscências Culturais dos Aceiros de Cana da Baixada Campista; coordenado por Orávio de Campos Soares, em 2002 e 2003, e pesquisa realizada pelos pesquisadores: Andresa Alcoforado, Marco Antônio Lourenço Feliciano, Michele Barros dos Santos, Paulo de Almeida Ourives, Priscila da Silva Gonçalves, Raquel Correia de Freitas e Rosália Maria Moreira dos Santos.

2) Os Milagres de Santo Amaro - o Padroeiro da Baixada Campista; escrito por Orávio de Campos Soares e apresentado na VIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizado no CEUT – Centro Universitário de Teresina-PI, em 2006.

3) Chuvisco: de Portugal para Campos, adoçando a boca do Brasil; escrito por Paulo de Almeida Ourives, e apresentado na VI Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizado no Sesc Mineiro, São João da Barra, RJ, em 2003.

4) Os Milagres de Santo Antônio “Casamenteiro”; escrito por Paulo de Almeida Ourives, e apresentado na VIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizado no CEUT – Centro Universitário de Teresina-PI, em 2006.

5) A Linguagem dos Muxuangos da Baixada Campista;

6) A Religiosidade da Bacia do Rio Preto;

7) História do Boi Lambeu e seus alegres Brincantes; escrito por Orávio de Campos Soares;

8) Conhaque de São João da Barra – O Conhaque do Milagre; escrito por Wilson Heidenfelder de Carvalho Jr., Andresa Alcoforado e Carolina Benevides Calheiros, e apresentado na VI Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizado no Sesc Mineiro, São João da Barra, RJ, em 2003;

9) As Folias de Reis de São Fidélis; escrito por Marco Antônio Feliciano, Nelzimar Lacerda, Paula Moraes Pastana, Paulo Barreto de Abreu e Sérgio Rodrigues Tanure;

10) Recuperação Histórica da Obra de Zé Gamela – A Literatura de Cordel na Expressão do Poeta Popular”; coordenado por Orávio de Campos Soares, e pesquisado por: Mayra Barros, Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca, Armando Ribeiro, Paulo de Almeida Ourives e Ana Luiza Ritter.

11) Micareta; escrito pelos alunos Juliana Arueira e Priscila Vieira;

12) Mensagens Eróticas de Banheiros – Histórias Reais da Vida Privada; escrito por Daniel Sagrillo; esta pesquisa conquistou o 2º lugr a nível nacional, no VII Congresso Nacional de Folkcomunicação, realizado em 2004, em Lajeado, Rio Grande do Sul;

13) Do Samba de Protesto ao Marketing Político, o carnaval campista vira a página da história; escrito por Paulo de Almeida Ourives e publicado na Revista Internacional de Folkcomunicação on-line, edição nº 6, encontrada no endereço eletrônico: htp://www.uepg.br/revistafolkcom/anteriores/revista06/

14) Os ex-votos de Santo Amaro – O Santo Milagroso da Baixada Campista; escrito por Néio Augusto de Almeida Campos;

15) Mana Chica do Caboio – Cultura tradicional de Campos dos Goytacazes; escrito por Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca;

16) Carnaval de Congos e Chinês – A alegria dos folguedos sanjoanense; escrito por Wilson Renato, Andresa Alcoforado, Carolina Benevides Calheiros;

17) Recuperação Histórica da Folha do Povo; escrito por Ingrid Figueiredo;

18) Inventário das Tradições Jongueiras do Norte e Noroeste Fluminense; escrito por Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca, Alvanir Ferreira Avelino;

segunda-feira, 8 de março de 2010

Início...

Com o objetivo de valorizar, ainda mais, as produções culturais e artísticas do município, a prefeita Rosinha Garotinho criou a Secretaria Municipal de Cultura desmembrando-a da Educação. O professor Orávio de Campos Soares é o primeiro secretário e respondeu, também, pela presidência da Fundação Trianon em 2009.